Professor José Luiz

.
Introdução
Laser
CD
Difração
Interferência
O Espectroscópio
Página inicial
   
 

CD - compact disk

  Para a construção de um CD utilizamos o código binário para gravar em sua superfície. O CD não sofre desgaste, pois não existe contato mecânico com o mesmo. O CD é composto de vários sulcos. Estes sulcos serão varridos por uma fonte laser, que no caso, é nosso sistema de leitura. O laser é refletido pelo CD e é absorvido em um fotodiodo que é um minusculo tubo sensivel aos raios luminosos.

O som é produzido segundo um código de superfícies planas e cavidades. Quando a reflexão ocorre numa cavidade, é chamada de reflexão retardada, a sequência de cavidades e planos cria uma sequência 0100110 que é convertida em ondas sonoras. O CD pode armazenar até 1 h de música ou mais.

1. Fabricação:
A digitalização do som é feita pegando-se uma onda na qual deve ser fragmentada(cada segundo de música dá origem a 44000 fragmentos), e cada pedacinho recebe uma sequência de dezesseis zeros e dezesseis uns. Essas informações são transferidas para uma fita magnética (matriz) que subsequentemente irá transferir os códigos para uma matriz de vidro com uma fina camada de material sensível à luz. A informação da fita magnética matriz é passada para um gerador laser, essa fonte laser grava na camada sensível pontos de alta precisão.
Em um CD existem centenas de milhões de cavidades.

2. Produção: A produção é feita em um ambiente rigorosamente controlado onde os funcionários(técnicos) itilizam roupas e máscaras especiais, inclusive o local de trabalho(ar) é filtrado.

O ambiente é iluminado por uma luz amarela para evitar a alteração da camada fotossensível. Depois da gravação, o disco matriz recebe uma fina camada de prata. A partir deste ponto(matriz) produz-se matrizes que servirão para a operação de moldagem. Essas matrizes são obtidas colocando-se uma camada de níquel sobre o disco matriz; inicia-se a prensagem que é feita numa unidade de produção robotizada.

Os discos são feitos de policarbonato, que é aquecido até liquifazer-se, feito isso, o policarbonato é posto em um molde e pressionado entre a matriz de níquel e uma superfície perfeitamente plana.

Então teremos um disco de plástico transparente com uma superfície lisa e outra contendo as informações.

Este disco plástico recebe uma finíssima camada de alumínio para refletir o laser e em seguida uma fina camada de verniz para evitar que o alumínio oxide. Este processo de fabricação passa por um rigoroso controle de qualidade.
   
  Voltar ao Início


  Introdução | Laser | CD | Difração | Interferência | O Espectroscópio