Professor José Luiz

.
Introdução
Laser
CD
Difração
Interferência
O Espectroscópio
Página inicial
 
INTRODUÇÃO
 

Em nosso dia-a-dia nos deparamos cada vez mais com novos aparelhos eletrônicos(por exemplo, o computador) e opto-eletrônicos(CDs, displays de cristal líquido, leitoras ópticas, xerox, impressora laser, etc.), dispositivos automáticos(portas e torneiras automáticas), sistemas de controle(portão eletrônico, controle remoto de televisão e videocassete), novos usos do laser em medicina(em operações para eliminar defeitos de visão), tatuagens, pedras nos rins e no tratamento de queimadas, entre outros) e nas telecomunicações(fibras ópticas), além de aplicações em várias áreas industriais. Tudo isso e muito mais está presente em casa, nas lojas, nos hospitais, supermercados, carros, aeroportos e por que não, também nas próprias escolas. Jornais, rádios e a TV estão constantemente anunciando novos avanços tecnológicos que logo estarão sendo incorporados ao cotidiano.

É imprescindível que o estudante do segundo grau conheça os fundamentos da tecnologia atual, já que ela diretamente em sua vida e certamente definirá o seu futuro profissional.

A questão da introdução de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio tem sido abordada por muitos pesquisadores na área de ensino, visto que o seu entendimento aparece como uma necessidade para compreender os fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes , sejam de origem natural ou de origem tecnológica. Dentre os diferentes tópicos que podem ser abordados, o estudo do comportamento dual permite contextualizar as principais características da Física moderna e fornecer um amplo panorama da Física deste século. Para entendimento adequado do princípio da dualidade devemos entender com clareza fenômenos realizando em experimento extremamente simples, que pode ser facilmente reproduzida em sala de aula, uma vez que todo o equipamento é construído a partir de material de fácil acesso.

Apresentamos aqui uma proposta experimental que permite estudar fenômenos de interferência, bem como abordar a espectroscopia . Nossa abordagem, além da parte experimental apresenta um embasamento teórico, informando origens e princípios dos materiais utilizados, tais como, o compact disk (CD) e uma caneta LASER para o desenvolvimento do experimento.

   
  Voltar ao Início


  Introdução | Laser | CD | Difração | Interferência | O Espectroscópio